PERÍODOS DA IDADE ANTIGA

A Idade Antiga começa com o surgimento do homem e vai até a invenção da escrita.

Período Paleolítico

Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, o período Paleolítico vai do aparecimento dos primeiros homens até cerca de 10.000 a.C. Durante esse tempo, o homem utilizou madeira, osso e pedra para fazer seus utensílios. Tirando lascas de pedras, faziam lanças, arpões e pedras cortantes, que serviam como facas e machados, utilizados para obter frutos, raízes e rasgas a carne dos animais.
O Australopithecus fazia suas ferramentas golpeando um material menos resistente com outro mais resistente, até conseguir moldar os objetos desejados; daí o nome Idade da Pedra Lascada.
Quando acabavam os resursos necessários para sua sobrevivência, mudavam-se para outras áreas em busca de alimentos, não tinham habitação fixa, eram nômades.
Para se abrigar, utilizavam cavernas, cabanas de galhos ou tendas feitas com pele de animais.
Um dos grandes acontecimentos do período Paleolítico foi a descoberta de como fazer e controlar o fogo. Com ele, a vida dos Australopithecus deu um salto qualitativo.

Período Neolítico

Conhecido como Idade da Pedra Polida, o período Neolítico é onde inicia-se a revolução agrícola, pois o homem passa a ser sedentário. A agricultura e domesticação de animais estimulam o trabalho coletivo e a formação das primeira aldeias. O homem passa a construir casas, objetos de cerâmica, roupas de linhos, lã e algodão e supõe-se que tivera descoberto a roda.
Nesta época viveram dois tipos de homens dentro da evolução humana: O Homo habilis e o Homo erectus. Estes dois foram responsáveis pelas descobertas em relação ao domínio do fogo, cultivo agrícola e, acredita-se, o início da prática religiosa.

Idade dos Metais

O homem, na Idade dos Metais, fazia uso do bronze, do ferro e do cobre. Já fazia parte também das primeiras civilizações, que foram o Egito e a Mesopotâmia. Suas ferramentas eram sofisticadas e mais bem feitas do que nos períodos anteriores.
Nessa época surgiu a divisão do trabalho, do comércio e da propriedade privada. Surgiram as primeiras aldeias, clãs e civilizações. Para governar este povo foi estabelecido o Estado.
O Estado era um tipo de governo oriundo dos Clãs, onde os patriarcas eram responsáveis pela proteção e o comando de sua família. No governo, o escolhido era o Faraó.

A Revolução Agrícola deu origem à primeira forma de comércio, baseado em trocas. As pessoas exerciam funções de acordo com as suas habilidades, como a agricultura e a criação de animais. Eles começaram a produzir excedentes, que era um aumento na quanditade de produção para depois serem realizadas as trocas comerciais.
Essa revolução se deu no Crescente Fértil, uma região banhada pelos rios Jordão, Nilo, Tigre e Eufrates.
Tinha o formado da lua no quarto crescente, daí o nome Crescente Fértil.

Explore posts in the same categories: Historia

Tags: , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

5 Comentários em “PERÍODOS DA IDADE ANTIGA”

  1. maicontinelli Diz:

    putz que emotion legal, localizei ele pelo google.
    posso copiar ?

  2. Maive Diz:

    Pow adorei esse site, me ajudou a fazer um trabalho de história !!
    vlw


  3. eu adorei pois falou de tudo sobre pedra lascada


  4. hemodialysis says : I absolutely agree with this !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: